Uma data que se tornou tradicional no calendário global do comércio, a Black Friday aquece o varejo e, consequentemente, também as compras online, que crescem a cada ano.
Segundo dados da NielsenIQ | Ebit, referência de mensuração e análise do comércio eletrônico no Brasil, as vendas no e-commerce nacional durante a Black Friday movimentaram R$ 4,2 bilhões em 2021, crescimento de 5% na comparação com o ano anterior.
Mas, com o crescimento das vendas online, é importante que tanto as empresas quanto os consumidores fiquem atentos aos golpes virtuais, que também tendem a aumentar nessa época.
Black Friday: o que é?
A Black Friday é uma ação de incentivo de vendas, realizada tradicionalmente na quarta sexta-feira de novembro.
A data surgiu nos Estados Unidos e sua origem está ligada ao Dia de Ação de Graças, sendo realizada no dia seguinte a esse feriado, mas também tem relação com o Natal, pois se considera que a data inaugura a temporada de compras natalinas.
Ao longo dos últimos anos, a Black Friday se popularizou ao redor do mundo. No Brasil, foi promovida pela primeira vez em 2010 e tem crescido cada vez mais.
Black Friday e o aumento de golpes virtuais
O aumento das compras online na Black Friday acaba atraindo também a atenção de cibercriminosos, que se aproveitam da ocasião para aplicar golpes nos consumidores. Uma das modalidades de golpe mais recorrentes na Black Friday é a existência de lojas virtuais falsas.
De acordo com um levantamento realizado pela empresa de cibersegurança global Check Point Research, na época da Black Friday de 2021 a quantidade de sites e e-commerces fraudulentos teve um aumento de 178% em comparação com a média do restante do ano.
Falando especificamente do Brasil, uma pesquisa feita pela ClearSale mostrou que a Black Friday de 2021 registrou um crescimento de 131,54% nas tentativas de fraudes em compras online no país.
Malware
Um dos golpes mais comuns nesta modalidade é o comprador ser levado a uma página falsa extremamente similar à original, controlada por criminosos, com ofertas de produtos que de fato não existem.
Os cibercriminosos conseguem ainda, muitas vezes, instalar outros tipos de malware no computador da vítima que podem alterar os dados da cobrança digital, endereçando o valor da compra para a conta do falsário.
Dicas de segurança para evitar golpes na Black Friday
O primeiro passo para não cair em fraudes como essas é evitar compras em sites duvidosos e observar bem a barra de URL na qual se irá navegar, já que ali já podem constar indícios de fraude, como uma letra a mais do que o nome oficial da loja, por exemplo.
Também deve-se desconfiar de preços muito abaixo dos praticados no mercado. Além disso, é recomendável que se evite a compra em lojas que nunca se ouviu falar e cliques em e-mails de locais nos quais o consumidor nunca se cadastrou.
Como as empresas podem se proteger na Black Friday?
Assim como os consumidores devem tomar cuidados nas compras online, as empresas que ofertam produtos também devem se precaver, principalmente em uma época na qual espera-se um tráfego maior de pessoas nas lojas virtuais. Afinal, em um momento como esse, ter o site invadido e ficar fora do ar ou não conseguir suportar o tráfego, por exemplo, pode significar a perda de muitas vendas para o negócio.
O cibercriminoso pode ter motivação financeira e tentar extorquir a empresa ou outras motivações político-ideológicas para interromper o funcionamento de uma loja virtual, por exemplo.
Várias coisas podem acontecer, atingindo o empresário e, consequentemente, o consumidor.
Para se precaver, é indicado que, além de implementar uma estratégia robusta de prevenção a ataques virtuais, as empresas de e-commerce invistam também em um Seguro de Riscos Cibernéticos, que é um protecional adicional às empresas, uma apólice que visa amparar perdas financeiras decorrentes de ataques virtuais maliciosos, ou mesmo de incidentes decorrentes de erros ou negligências causados internamente na companhia, que resultem em vazamento de dados e outros danos ligados ao sigilo da informação.
Vantagens do seguro AIG
O Seguro de Riscos Cibernéticos, que chegou ao Brasil em 2012 pela AIG, traz uma tranquilidade maior para a empresa em caso de incidentes desse tipo.
É importante ressaltar que companhias com ambiente cibernético seguro têm mais facilidade para contratar o seguro, que agirá como última linha de defesa para a proteção financeira da empresa.
A AIG é pioneira no mundo em soluções de seguros para minimizar o impacto de ataques cibernéticos em empresas e oferece como diferencial um pacote de ações para identificação prévia de vulnerabilidades e implementação de mediadas de segurança para as empresas, como o Canal de Primeira Resposta a ataques cibernéticos operado pela Deloitte, criado para reportar incidentes cibernéticos emergenciais.
Processo SUSEP nº 15414.901341/2014-13
Leia mais artigos em nosso blog:
- Saiba como se prevenir da perda ou roubo de cartões
- Quais são os principais ataques cibernéticos no Brasil?
Perguntas Frequentes: