Hoje é Dia do Cliente, data criada para homenagear e estreitar as relações com os consumidores. E, para celebrar este dia com todos aqueles que confiam à AIG o gerenciamento de seus riscos, sejam eles pessoais ou empresariais, fomos ouvir alguns dos nossos especialistas para ver o que eles recomendam na hora de contratar, acionar ou renovar um seguro.
Em um ano de grandes mudanças e incertezas, com um aumento de 37% nas consultas para contratações, vale a pena estar atento ao que eles têm a dizer. Confira!
Primeiro Passo: Análise de Riscos
Wilson Bessa, gerente regional da AIG, recomenda que a primeira medida a ser tomada é conhecer o seu risco. “Qualquer cliente que vá contratar um seguro, seja ele pessoa física ou jurídica, precisa entender seus riscos. Assim, o primeiro passo é analisar, com muito critério, as situações às quais está exposto.
Etapas de processos, sejam fabris, prestação de serviço ou na gestão de pessoas, são algumas delas. Precisa de suporte? Procure um corretor pois ele irá auxiliar na avaliação e gestão dos seus riscos. O importante é que ele conheça bem seu mercado de atuação e ajude na avaliação dos riscos aos quais você possa estar exposto e a possibilidade de transferência deles”, diz .
Alexandre Moreno, Gerente de Seguros para Pessoa Física da AIG, orienta que, na sequência, se verifique o que o mercado oferece. “Mapeados os riscos, analise as várias opções de seguradoras existentes no mercado e qual pode lhe apoiar melhor.
Escolha uma seguradora que seja referência no mercado de seguros
Ter acesso a uma seguradora que seja especialista, tenha experiência e preste um bom serviço é fundamental. Não se esqueça que reputação sobre o atendimento e solidez são dois itens importantíssimos de serem avaliados. Há vários canais com indicadores que podem ser acessados, inclusive informando se as empresas atendem bem os seus clientes e como é o índice de reclamações dos seus clientes”, alerta.
Para Luís Ricardo Almeida, COO da AIG, é fundamental que a relação com o corretor e a seguradora seja de confiança. “Quando você adquire um seguro, espera ser atendido no momento em que mais precisa, não é mesmo? Importante não se esquecer disso. Tenha ao seu lado um corretor confiável, qualificado e registrado nos órgãos regulatórios competentes”, orienta.
Transparência é um diferencial
Também é muito importante que haja transparência nas informações passadas à seguradora em relação aos riscos, segundo Daniel Santos, gerente de Sinistros da AIG. “Muitas vezes o sinistro deixa de ser indenizado justamente porque alguma informação deixou de ser repassada”, avisa. “Quanto mais informação e detalhes nos forem enviados, melhor e mais rápido será serviço que poderemos prestar aos nossos clientes”.
A oferta de coberturas e o atendimento pós-venda também devem ser avaliados quando da contratação de um seguro. “Entenda quais coberturas estão sendo oferecidas e se a segurança que você espera obter virá, de fato, se houver um incidente.
Se algo não estiver claro, pergunte, principalmente os pontos mais técnicos!”, informa Eva Batista, responsável pela área de Operações da AIG. “Na hora de fechar a contratação do seguro, veja como funciona o pós-venda, item a item. Se tiver dúvidas, precisar de atendimento, o que deverá fazer? Quem precisará procurar. Importante ter tudo esclarecido”, diz Eva.
E é bom estar atento à questão do custo do seguro. Importante compará-lo com os benefícios apresentados pelos clausulados de cada seguradora. E ficar atento. “Às vezes, orçamentos mais baixos podem trazer gaps nas coberturas”, finaliza Bessa.
A segurança de um negócio passa pela educação de seus gestores. Nesse dia do cliente, nós da AIG reforçamos o nosso compromisso em ajudar você, nosso leitor e cliente, a refletir sobre as exposições da sua empresa e também oferecendo as melhores soluções em seguros para resguardar o seu negócio. Conte com a AIG!
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