O que você vai ver nesse artigo:
Realizar eventos, independentemente do tipo ou tamanho, não é uma tarefa fácil. Por isso, é primordial fazer um bom planejamento, que seja eficiente em todas as fases, com o objetivo de mitigar riscos envolvidos na produção e execução de um evento.
Contar com a proteção de um seguro na hora de realizar um evento é fundamental para evitar possíveis danos à empresa responsável. Mas é importante também atuar de forma preventiva, para minimizar os riscos de qualquer incidente e, assim, garantir o sucesso do evento.
Confira abaixo seis passos para planejar um evento com segurança:
1. Análise do local
Fazer um planejamento prévio é imprescindível. Por isso, é necessário saber a quantidade de pessoas que estarão presentes, além do estilo do evento e do público que irá participar. Tudo isso influencia para que as pessoas sejam acomodadas confortavelmente e não haja superlotação, aumentando os riscos.
Outro ponto importante ao realizar a análise do local é verificar se as documentações do espaço estão em dia, se os equipamentos de segurança estão funcionando e se existe histórico de incidentes no local.
2. Mapeamento dos riscos
O gerenciamento de riscos é outro ponto relevante. Realizar a análise e identificação de possíveis riscos é fundamental para criar planos de contingência e garantir a segurança do evento. Imprevistos podem acontecer e é necessário que os responsáveis saibam como agir em qualquer situação.
3. Obtenção de todas as licenças para a utilização do local
Para a realização de eventos, é necessário providenciar a emissão de uma autorização e a fiscalização por órgãos responsáveis. Não possuir essa documentação pode acarretar multas e cancelamento do evento. Por isso, é fundamental conhecer quais são os documentos necessários.
Os principais são:
- Alvará de Funcionamento Temporário (válido para cada evento);
- Estatuto ou Contrato Social;
- Laudo Técnico de Segurança;
- Cadastro de Pessoa Jurídica;
- Termo de Responsabilidade Específico;
- Comunicado aos órgãos de segurança, como polícia militar e corpo de bombeiros;
- Autorização da Secretaria Municipal de Trânsito (SMT).
Em alguns eventos específicos, que envolvam manipulação de alimentos, fogos de artifício etc., são necessárias licenças específicas para cada tipo.
É importante saber que caso aconteça qualquer acidente durante o evento e não existam as documentações necessárias, existe o risco de processos criminais e cíveis aos responsáveis pela organização.
4. Contratação de seguros para eventos
Um Ponto fundamental para a realização de um evento é contratar um bom seguro. Referência global em diversos segmentos, a AIG possui diferentes tipos de seguros voltados para eventos.
Confira abaixo quais são os principais:
AP Eventos:
Como parte do segmento de Acidentes Pessoais, a AIG oferece o seguro AP Eventos, que possui cobertura para acidentes de diversos tipos que podem ocorrer com os participantes do evento, garantindo proteção para todos. O produto conta com coberturas para indenização por despesas médicas, hospitalares e odontológicas, diárias de internação por acidente, e até morte acidental e/ou invalidez total ou parcial.
RC Eventos:
Dentro da área de responsabilidade civil, a AIG conta com o RC Eventos, seguro específico para o segmento de eventos oferece cobertura para danos materiais, morais, corporais e estéticos causados a terceiros e está presente em todas as etapas do evento, assegurando que imprevistos não atrapalhem a empresa. O produto aceita eventos com até 10 mil pessoas por dia.
5. Faça um bom plano de contingência
Um dos passos mais importantes é desenvolver um plano de contingência eficiente, que contenha todas as ações que serão adotadas em caso de incidentes de diferentes tipos que possam acontecer durante o evento.
6. Contrate profissionais qualificados
Pensando no tópico anterior, é importante que todos os profissionais presentes sejam treinados e qualificados para suas funções e para situações adversas, de forma a orientar as pessoas presentes.
Leia mais artigos em nosso blog:
_