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Da decolagem ao pouso, uma viagem sem dor de cabeça

Viagem: A internet facilitou a vida dos consumidores, com compras diretas de serviços on-line, e no turismo não foi diferente.
12 de abril de 2019
Da decolagem ao pouso, uma viagem sem dor de cabeça

A internet facilitou a vida dos consumidores, com compras diretas de serviços on-line, e no turismo não foi diferente. Hoje em dia pode-se pesquisar sobre melhores ofertas de hotéis e passeios diretamente com quem oferece o serviço. Há quem prefira seguir por aí, mas o papel da agencia de viagens ainda tem uma grande importância em um dos setores que mais cresce no País.

Responsável por elaborar roteiros de viagens personalizados, vender passagens, negociar preços e condições com hotéis, preparar pacotes turísticos, organizar excursões, contratar empresas que fazem transportes, agendar visitas a pontos turísticos, informar os clientes sobre diferentes hábitos e culturas, melhores rotas dos aviões, escalas, horários e tarifas, e orientá-los sobre documentações e exigências, como vistos e vacinas, hábitos locais, moeda e câmbio, quando em roteiros internacionais, a agencia de viagens é muito mais que uma consultoria. Em suas mãos está depositada, na maioria das vezes, a confiança na realização de sonhos! Fidelizada por seus serviços uma agencia de viagens pode ser a companheira que acompanha uma família por uma vida!

Falhas e expectativas

No desenvolvimento de qualquer atividade profissional, todos podem estar expostos a falhas. Mas imagine se isso ocorrer com alguns dos serviços prestados por uma agencia de viagens! Pode-se simplesmente acabar com o planejamento de uma viagem de lua-de-mel, formatura, aniversários e por aí afora. São meses, ou anos, em muitos dos casos, no qual o cliente depositou grande expectativa. E o empresa pode não só ter sua reputação prejudicada, mas também perdas financeiras, muitas vezes com prejuízos incalculáveis, tendo sua atividade ameaçada. A maioria das reclamações por responsabilidade profissional está relacionada a erros básicos, que podem ser os mais variados: nas reservas de passagem aérea, na compra e emissão de bilhetes nacionais e internacionais, na reserva de hotéis e transporte, no planejamento de programas de viagens de lazer e de incentivo ou na comunicação de informações referentes a seguro viagem e/ou necessidade de vistos.

Por mais que sejam evitáveis, esses erros acontecem. Para se ter uma ideia dos riscos de reclamação, nem sempre culpa da agência de viagens, somente o Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF) autuou, pouco antes do Carnaval deste ano, quase 30 agências de turismo em mais de meio milhão de reais em multas, seja por rescisões de contrato, cobranças indevidas e abusivas e cancelamento de serviços. Essas são, segundo o órgão, as principais reclamações dos consumidores em relação a agências e operadoras de viagens. Desde 2018, cerca de 500 pessoas foram atendidas pelo Procon local para registrar queixa contra o setor. O Distrito Federal é uma boa amostra em relação aos demais Procons do País.

Ninguém quer que falhas aconteçam, mas como errar é humano, o melhor caminho é a contratação de um seguro de Responsabilidade Civil Profissional, que protege as agências de viagem e seus profissionais de reclamações apresentadas por perdas financeiras resultantes dos serviços prestados aos clientes. A AIG tem um seguro desenhado sob medida para agências de viagens, além de uma aliança estratégica com a Porto Seguro para atender a este mercado., . Este seguro cobre a responsabilidade pelo ato, erro ou omissão profissional, responsabilidade solidária por atos danosos de subcontratados, custos de defesa (esfera judicial, administrativa ou arbitral), danos morais, extravio, roubo ou furto de documentos de clientes ou terceiros incluindo registros de informática, violação de direitos de propriedade intelectual, difamação, calúnia e injúria, prazo complementar de três anos para apresentação de reclamações e ainda extensões de garantia para atos desonestos de empregados que causem prejuízos a terceiros, comparecimento ao tribunal, prazo suplementar para apresentação de reclamações, cobertura automática para novas subsidiárias e ainda custos de restituição de imagem.

“Coberturas como a nossa oferecem amparo para os custos de defesa em ações judiciais e outros danos que possam ser indenizados. Nossa vasta experiência nesse tipo de seguro permite oferecer um produto customizado, com amplas coberturas que proporcionam a tranquilidade necessária para a execução de serviços”, explica Flávio Sá, gerente de Seguros para Linhas Financeiras da seguradora.

Profissional do setor de viagens, entre em contato com o seu corretor de seguros para saber mais sobre como proteger a sua reputação e a continuidade do seu negócio turístico.

A AIG é uma das maiores seguradoras do mundo, com 100 anos de experiência e conhecimento em mais de 80 países e presente no Brasil há 70 anos.

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