Seguro prestamista: o que é e como funciona essa modalidade?

cartão de crédito representando o seguro prestamista

A vida é cheia de surpresas e se programar previamente para não passar apuros é fundamental, principalmente quando o assunto é dinheiro. Por isso, contar com a proteção financeira de um seguro é muito importante para minimizar os riscos caso algum imprevisto aconteça.

Um exemplo é a modalidade de seguro prestamista, que tem a função de oferecer proteção em caso de incidentes como morte, invalidez e perda de renda.

O que é um seguro prestamista?

O seguro prestamista refere-se à prestação, empréstimo e parcelamento de compras e tem como objetivo garantir o pagamento de prestações caso o cliente não consiga pagar a dívida, desde que seja decorrente de riscos cobertos.

Desta forma, caso a pessoa esteja inadimplente e fez um empréstimo, os valores serão pagos pelo seguro ao credor (estipulante ou representante), caso o evento esteja coberto, conforme as coberturas contratadas na apólice do seguro.

Como funciona o seguro prestamista?

Ele garante o pagamento de prestações ou o saldo devedor do financiamento ou empréstimo, caso seja previsto na apólice do seguro. Por exemplo: você faz um empréstimo pessoal em uma financeira e, antes de pagar todas as parcelas, fica desempregado. Caso você possua o seguro, a seguradora garantirá o pagamento das parcelas, conforme previsto em apólice.

Quem normalmente contrata esse seguro?

Este tipo de seguro normalmente é contratado por quem faz:

  • Financiamentos;
  • Empréstimo consignado;
  • Empréstimo pessoal;
  • Cartão de crédito;
  • Cheque especial;
  • Carnê de compras parceladas;
  • Consórcio.

Quais são as principais cobertura de um seguro prestamista

Em geral, cobre ocorrências que impossibilitem o pagamento parcial ou total de uma dívida. Confira alguns exemplos de coberturas:

Morte natural ou acidental

Garantindo o pagamento do saldo parcial ou total da dívida pendente caso o segurado venha a óbito.

Perda de renda em caso de desemprego

Para segurados que trabalhem com carteira registrada em regime CLT é oferecido pelo seguro uma indenização em caso de demissão involuntária.

Perda de renda em caso de doença ou incapacidade física

Para profissionais liberais ou autônomos é oferecida pelo seguro uma indenização em caso de incapacidade.

Invalidez total por acidente

É garantido o pagamento para o segurado em caso de situação de invalidez permanente em caso de acidente.

O período de vigência do prestamista é o mesmo do contrato de empréstimo ou financiamento ou anual, dependendo da modalidade (quando não vinculado a um financiamento).

Uma fotografia de um homem se lamentando com as mãos no rosto sobre uma mesa com uns papéis de apólice seguro prestamista

Casos em que o seguro prestamista pode ser utilizado

Veja abaixo alguns exemplos de situações em que o seguro pode ser acionado:

Empréstimos

O prestamista é um seguro relacionado com a obrigação assumida pelo devedor numa operação de crédito. Um empréstimo é um bom exemplo deste tipo de transação. Neste caso, o seguro serve como uma garantia extra para a instituição financeira que concede o crédito para o empréstimo em questão.

Em caso de ocorrência de um dos eventos cobertos pela apólice, a seguradora paga uma indenização ao credor para amortizar ou quitar a dívida total ou parcialmente. Isso garante para o segurado que seus compromissos financeiros serão honrados mesmo que ele não tenha condições, e à instituição financeira, que não sofrerá impactos no seu fluxo de caixa.

Financiamentos

No momento de um financiamento de um carro ou de um imóvel, por exemplo, o seguro prestamista também pode ser uma importante ferramenta de proteção, apesar de a contratação não ser obrigatória pelas regras da Susep (Superintendência de Seguros Privados).

No caso do financiamento de imóveis, é exigida a contratação de um seguro habitacional, que é um produto semelhante ao prestamista.

Consórcios

Para um consórcio que concede a carta de crédito para a aquisição de um imóvel ou carro, por exemplo, o seguro prestamista também serve como uma garantia ao segurado de que ele ou os seus dependentes poderão arcar com o pagamento das parcelas em caso de ocorrência de algum incidente coberto, conforme as condições da apólice.

mulher sentada em sofá sorrindo enquanto tecla em notebook

Por que contratar um seguro prestamista?

O seguro garante que a dívida do segurado será quitada total ou parcialmente em caso de morte, invalidez ou perda de renda. Para bancos ou instituições que oferecem crédito, essa modalidade de seguro funciona como uma garantia de que a inadimplência poderá ser evitada.

Soluções AIG

Referência global em seguros diversos, a AIG conta com o Seguro Proteção Financeira, que é um seguro de vida da modalidade Prestamista contributário ou não, dependendo da escolha do estipulante ou representante de seguro, com contratação diferenciada, cujas garantias visam cobrir a quitação da totalidade, ou parte, da dívida contraída entre uma pessoa física junto a uma pessoa jurídica desde que incluída no plano de seguro.

Leia mais artigos em nosso blog:


*Todas as coberturas dependem de análise prévia. Consulte as Condições Gerais na íntegra no site da AIG.

Processo SUSEP:Seguro Proteção Financeira
Seguro Prestamista Individual – Capital Variável: nº 15414.900253/2016-66
Seguro Prestamista Individual – Capital Fixo: nº 15414.901426/2015-82
Seguro Prestamista Individual – Capital Vinculado: nº 15414.900254/2016-19

Seguro Prestamista Coletivo: nº 15414.608364/2022-61

O registro do produto é automático e não representa aprovação ou recomendação por parte da Susep.

Exit mobile version