O que você vai ver nesse artigo:
A tecnologia é uma grande aliada dos profissionais da área da saúde. Com soluções e funcionalidades cada vez mais modernas, os equipamentos médicos são uma importante ferramenta para auxiliar no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças.
Ao mesmo tempo, essas tecnologias possuem um alto custo de aquisição e manutenção. Por isso, os gestores da área da saúde devem se preocupar em garantir uma proteção em caso de algum problema com equipamentos de saúde.
Seja em uma clínica ou hospital, é fundamental contar com um seguro específico que possua coberturas para eventuais danos com esses equipamentos.
Como funciona o Seguro de Equipamentos Médicos?
Seguro customizado para as necessidades da área da saúde, o Seguro de Equipamentos Médicos é um produto da Linha de Equipamentos Médicos AIG e tem o objetivo de oferecer proteção com coberturas para diversos incidentes que podem ocorrer com esse tipo de equipamento, como danos, avarias, roubo qualificado, acidentes, entre outros. Além disso, cobre também perdas e danos parciais (por exemplo, uma peça furtada ou danificada em um acidente).
Tipos de equipamentos médicos cobertos pelo seguro
Por ser um tipo de seguro customizado e voltado a atender as necessidades de clientes de diferentes portes dentro do setor, o Seguro de Equipamentos Médicos pode oferecer garantias securitárias sobre equipamentos de qualquer tamanho, incluindo os portáteis, utilizados em atendimentos volantes.
Principais riscos em equipamentos médicos
Falhas ou problemas com equipamentos tecnológicos podem ocorrer em qualquer setor de atuação. Na área da saúde, isso merece uma atenção ainda maior, pois muitas vezes um paciente não pode esperar muito tempo por um atendimento.
Veja abaixo alguns riscos que equipamentos da área da saúde podem ter no dia a dia da operação de um hospital ou clínica:
Problemas técnicos ou operacionais
Como qualquer dispositivo tecnológico, um equipamento médico pode sofrer com problemas técnicos ou operacionais. Dependendo da complexidade, o reparo ou troca pode ter um custo bastante elevado.
Danos elétricos
Um dano elétrico pode ser causado por uma falha do próprio equipamento médico, ou mesmo por eventuais quedas de energia que podem ocorrer em um hospital ou clínica. Por isso, é importante contar com uma proteção para esse tipo de incidente.
Acidentes
Podem ocorrer acidentes durante o transporte ou manuseio de um equipamento médico, especialmente quando são dispositivos portáteis, normalmente utilizados também em atendimentos externos.
Avarias por agentes externos
Os equipamentos médicos podem sofrer também danos e avarias causados por agentes externos, como enchentes e incêndios.
Benefícios do Seguro de Equipamentos Médicos
Para um gestor da área da saúde, contratar um Seguro de Equipamentos Médicos é fundamental para minimizar os riscos de prejuízos em caso de incidentes. Imagine, por exemplo, que uma clínica médica adquire um equipamento de última geração e ele sofre um dano elétrico que impede o seu funcionamento. Além do prejuízo financeiro, isso acaba gerando um problema também na qualidade do atendimento aos pacientes.
Por isso, é fundamental contar com um seguro que tenha coberturas para o reparo ou compra de um novo equipamento, evitando uma eventual paralisação da clínica.
Confira abaixo as principais coberturas* do Seguro de Equipamentos Médicos:
- Roubo qualificado: seja no local de uso ou durante o transporte do equipamento.
- Acidentes: no uso ou no transporte.
- Danos elétricos: por oscilações e picos da rede elétrica.
- Enchentes: caso o equipamento seja danificado em razão de uma enchente no local.
- Incêndios: caso o equipamento seja danificado em razão de um incêndio no local.
- Pagamento de aluguel: cobre os custos de alugar um equipamento substituto, enquanto um novo não é adquirido para suprir a falta do que foi danificado.
_