O uso de drones pode transformar o setor de logística?

Drones branco 4 hélices voando e ao fundo o céu azul.

Uma das maiores tendências para o aumento da eficiência operacional no setor de logística é o uso de drones. Com diversas aplicações, desde o monitoramento de estoques e até entregas propriamente ditas, o uso desses equipamentos representa uma vantagem principalmente em custo operacional e na possibilidade de alcance em lugares remotos e de difícil acesso, dependendo do operador.

Os primeiros drones surgiram em um contexto militar para entrega de suprimentos médicos e alimentos justamente em campos de difícil acesso, além de servir para vigiar e atacar os inimigos, sem que nenhum soldado ficasse exposto. Desde quando surgiram, na década de 60, até os dias de hoje, muitas mudanças aconteceram e os drones foram ganhando novas finalidades, até que começaram a ser, inclusive, testados para entregas de produtos comprados pela internet.

Como utilizar drones em operações de logística e transportes?

Drones podem ser utilizados para acompanhar operações de carga e descarga nos locais de armazenamento, o trabalho nas docas e a distribuição de mercadorias ou controle dentro de um armazém de estocagem de materiais, entre outras funções. Os equipamentos podem, por exemplo, ajudar na localização de itens colocados em compartimentos superiores dentro de um armazém e agilizando a identificação de produtos. O propósito é garantir que os processos estejam sendo executados de maneira correta e diminuir possíveis falhas, além de oportunidades de melhorias operacionais.

Outra importante aplicação se dá no rastreamento e segurança das cargas. Nestes casos, contar com drones para mapear as rotas e as condições das vias antecipadamente pode ser uma saída para evitar situações de risco, ou ainda encontrar caminhos melhores, agilizando entregas e evitando atrasos, se utilizados a partir de bases estrategicamente instaladas.

drone prata 4 hélices transportando uma encomenda com uma ambientação do campo ao fundo e o céu azul

Quais são os benefícios dos drones para a minha operação logística?

Custo baixo e a flexibilidade são os principais benefícios que podem diferenciar as empresas ao implementar o uso de drones nas operações. Cabe ressaltar que é necessário obter autorização para seu uso junto às agências reguladoras. No caso do Brasil, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) aprovou em 2017 o regulamento para o uso dessas aeronaves, atualizando em 2022, com a ementa “Requisitos gerais para aeronaves não tripuladas de uso civil”.

Drone Delivery: o que é e como funciona a entrega por drones?

O Drone Delivery, serviço de entrega por drones, consiste no uso de aeronaves não tripuladas para operações comerciais que envolvem busca e entrega de itens diversos.

O serviço de Drone Delivery é complementar à entrega tradicional e não elimina o trabalho realizado pelos entregadores, pois o drone não chega até a porta dos clientes.

Segundo uma estimativa da consultoria Fortune Business Insight, o mercado global de Drone Delivery deve crescer de US$ 1,5 bilhão, registrado em 2021, para US$ 31 bilhões até 2028, com um aumento anual de 53,94% no período.

drone de transporte levando encomenda na cidade com o sol nascendo.

Quando surgiu a entrega por drones?

A origem da entrega por drones remete ao ano de 2013, quando a Amazon anunciou o plano para começar a entrega de produtos leves utilizando esta tecnologia. Em dezembro do mesmo ano, a empresa alemã de logística DHL realizou a entrega de medicamentos usando um protótipo de drone chamado parcelcopter.

Já em 2019, a empresa de logística United Parcel Service (UPS) promoveu a primeira entrega comercial regular em um veículo não tripulado da história. O drone foi responsável pelo deslocamento de amostras médicas dentro do campus hospitalar WakeMed, no estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

No Brasil, a entrega por drones teve início em agosto de 2020, com a licença dada à empresa Speedbird, para operar drones em caráter experimental para o iFood.

Exemplos de empresas que utilizam a entrega por drones

Ao redor do mundo, existem mais de 100 empresas que operam no mercado de entregas por drone. Entre as companhias líderes neste tipo de serviço estão Antwork (Líbano), Flytrex (Israel), Manna (Irlanda), Matternet (EUA), Skyports (Inglaterra), Swoop Aero (Austrália) e Zipline (EUA).

Como o seguro pode auxiliar no serviço de entrega por drones?

Embora o uso de drones em operações de logística e transportes – e também para outros setores da indústria e serviços – ser relativamente uma novidade no Brasil, a tendência é que cada vez mais as empresas tomem vantagem dessa tecnologia como forma de reduzir riscos e aumentar sua produtividade operacional.

Conte com os especialistas em seguros para transportes da AIG para saber como aumentar ainda mais a segurança da sua operação logística. Fale com o seu corretor ou acesse o nosso site para saber mais.

Perguntas Frequentes:

2 comentários

  1. Excelente abordagem de Mariana Correia sobre os riscos envolvidos com equipamentos de altos valores, notadamente de máquinas agrícolas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Exit mobile version