O que você vai ver nesse artigo:
Segmento fundamental para a economia brasileira, o transporte de bens e mercadorias é uma atividade que traz muitos riscos durante sua operação. Uma das principais ameaças para empresas e profissionais que atuam no setor logístico é o roubo de cargas, ocorrência comum em estradas e rodovias de todo o Brasil.
Para ter maior segurança em sua operação e evitar grandes prejuízos, é fundamental que as empresas que atuam com transporte de cargas tenham a proteção financeira de um seguro que ofereça cobertura para esse tipo de incidente.
Aumento de ocorrências de roubo de cargas no Brasil
De acordo com um relatório da Overhaul, empresa de software de gerenciamento de riscos e visibilidade da cadeia de suprimentos, o roubo de cargas no Brasil teve um aumento de 4,8% em 2023. Ao longo do ano, foram registradas 17.108 ocorrências deste tipo no país.
No ranking global da empresa, o Brasil foi o segundo colocado entre os países com maior número de roubos de carga, atrás apenas do México.
Principais locais com roubo de cargas registrados
Segundo o levantamento, a região Sudeste teve a maior parte dos roubos de cargas registrados no Brasil em 2023, com 76% dos casos, sendo que apenas os estados de São Paulo e Rio de Janeiro concentraram 70% das ocorrências.
Os outros estados brasileiros que mais registraram roubos de cargas no último ano foram Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás, somando 18% do total.
Quais são as cargas mais roubadas no Brasil?
Ainda de acordo com a pesquisa, o tipo de carga mais visada pelos criminosos no Brasil é a de carregamentos diversos, com 43% das ocorrências em 2023. Também conhecidas como “cargas mistas”, elas costumam ser alvo de roubos pela maior facilidade de escoamento dos produtos por parte dos infratores, uma vez que as mercadorias podem ser misturadas com outras de diversos segmentos.
Outros tipos de cargas que mais registraram roubos no país no último ano foram alimentos e bebidas (12% do total), tabaco (10%), produtos eletrônicos (8%) e autopeças (6%).
Os impactos para transportadoras de cargas
Durante a operação de transporte, a transportadora tem a responsabilidade pela carga. Por isso, é fundamental que os seus gestores responsáveis façam um plano de gestão de riscos, incluindo a contratação de um seguro.
O transportador, tendo a licença de operação da ANTT (Agência Nacional de Transportes terrestres), é obrigado a contratar o seguro de RCT-RC (Responsabilidade Civil do Transportador de Carga), por transportar mercadoria de terceiros. Obrigações à parte, é dessa forma que ele opera com segurança.
Se algo acontecer à mercadoria em circulação, ela estará devidamente amparada, resguardando as responsabilidades e interesses das partes envolvidas. Há a necessidade apenas de, antes de se dar início ao risco, haver a comunicação sobre o seguro à seguradora.
Principais riscos e vulnerabilidades no transporte de cargas
Além do risco de roubos e furtos, existem outros incidentes que podem ocorrer durante o transporte, como acidentes, avarias e perdas de carga.
Além da transportadora, outra parte responsável pela carga é o embarcador, ou seja, aquele que fabrica produtos e, por conta própria, entrega sua carga. Para ele, também é fundamental a contratação de um seguro que ofereça proteção financeira para os riscos envolvendo a carga transportada.
Como o seguro pode proteger contra o roubo de cargas?
Referência mundial no segmento de Transportes, a AIG oferece seguros voltados tanto para Transportadoras quanto para Embarcadores. Conheça abaixo essas soluções:
Seguro para Transportadoras
O Seguro para Transportadoras da AIG oferece proteção e respaldo em casos de acidentes, avarias e roubos de transportadores rodoviários, transporte fluvial, aéreos e ferroviários. A AIG oferece proteção para empresas que operam no setor de transporte de carga nacional ou internacional, para mercadorias transportadas e responsabilidade civil.
Seguro para Embarcadores
O Seguro para Embarcadores da AIG oferece respaldo financeiro decorrentes de perdas e danos às cargas transportadas, oferecendo coberturas* amplas e adequadas em âmbito nacional e internacional.
_