Como se prevenir de danos ao patrimônio em centros logísticos

Trabalhadores de centro logístico organizando e carregando caixas e encomendas

Operações em Centros logísticos costumam ser complexas, nas quais cada detalhe é importante para garantir a segurança do trabalho e evitar possíveis danos ao patrimônio da empresa responsável. Por isso, é fundamental ter atenção em cada etapa do processo. Desde o transporte até a armazenagem de produtos perigosos, procedimentos específicos são realizados pela empresa e por seus fornecedores para garantir a qualidade da entrega até o seu destino.

Independentemente do tamanho e segmento da companhia, ter uma boa governança e um plano de gestão de riscos estabelecido pode ajudar a minimizar as chances de incidentes. Além disso, é importante contar com seguros que protejam o patrimônio da empresa, de terceiros envolvidos na operação e de toda a comunidade ao redor.

Os principais riscos durante o transporte por centros logísticos

Existem diversos riscos que fazem parte do dia a dia de uma operação de transporte em centros logísticos. Veja alguns dos principais:

Roubo ou Furto de mercadorias

Seja durante a armazenagem logística ou no transporte, diferentes tipos de mercadorias podem ser alvo de roubos e furtos de cargas. Por isso, quando falamos em segurança de uma operação logística, essa deve ser uma das primeiras preocupações por parte dos gestores e demais responsáveis envolvidos no negócio.

Danos durante o transporte

Do desembarque da carga até o seu destino, operações de transporte estão sujeitas a diferentes tipos de danos:

  • Danos ao patrimônio transportado: muitas vezes, um acidente durante o transporte causa avarias à carga, podendo ocasionar até a perda total da mesma.
  • Danos causados a terceiros durante transporte: um incidente no transporte de cargas também pode causar danos a terceiros, sejam esses danos materiais ou morais.

Incêndios ou explosões no transporte

Outro risco presente em operações logísticas é de incêndios ou explosões. Além de representar um perigo para a integridade física das pessoas envolvidas, um incidente deste tipo pode gerar grandes prejuízos, impactando também no planejamento financeiro da empresa.

Danos causados por condições climáticas

Catástrofes naturais, como alagamento, vendaval ou chuvas fortes, também podem provocar danos durante a operação logística. Por isso, é algo que também deve ser pensado na hora de elaborar um plano de prevenção.

Como o seguro pode auxiliar na prevenção a danos em centros logísticos

Na hora de fazer um planejamento para a operação de centros logísticos, é importante incluir todos os riscos presentes na operação e contar com a contratação de diferentes seguros que possam auxiliar na mitigação desses riscos.

Conheça abaixo alguns desses seguros:

Seguro Patrimonial

O Seguro Patrimonial garante o ressarcimento do bem quando da ocorrência de algum incidente que venha a danificar um bem da empresa, sejam esses móveis ou imóveis. Em caso de um incidente grave, como um incêndio, na maioria das vezes o valor dos danos não pode ser pago, por isso a importância do seguro patrimonial é extremamente importante.

Além do seguro básico para incêndio, explosões e quedas de raio, a AIG oferece coberturas complementares para catástrofes naturais, como alagamentos e vendavais, outras como incêndios causados por queimadas em zonas rurais, danos elétricos e a quebra de máquinas industriais, incluindo o lucro cessante, que é a perda de receita pela paralisação de uma atividade.

Seguros de Transportes

A AIG oferece o Seguro Ambiental Transporte, que respalda empresas logísticas com recursos para a contenção e remediação emergencial em casos de incidentes que causem prejuízo ao meio ambiente, como o derramamento de líquidos poluentes em áreas de preservação ambiental ao lado de rodovias e ferrovias, por exemplo.

Outra opção é o Seguro Transporte para Embarcador, ou seja, a empresa dona da carga, e para o transportador desde a hora de carregar. Esta solução respalda as empresas em danos à própria carga, como roubos, desvio de carga e até avarias que possam ocorrer durante o processo de transporte.

Seguro de Responsabilidade Civil

Em eventos nos quais incêndios, alagamentos e explosões podem gerar prejuízos a terceiros, contar com um Seguro de Responsabilidade Civil Geral é uma grande vantagem na hora de reparar o dano às partes afetadas.

Entre as principais coberturas* estão os danos materiais, corporais, morais e estéticos causados a terceiros, decorrentes de um acidente onde a responsabilidade pode ser atribuída ao segurado.

portões de centros logísticos fechados

Seguro Ambiental

O Seguro Ambiental é oferecido para as empresas visando a sua proteção com relação a danos causados ao meio ambiente resultantes de inúmeras atividades como acidentes envolvendo transportes de mercadorias e substâncias, atividades industriais ou construções de obras. A finalidade do seguro ambiental é evitar consequências mais graves e proteger tanto financeiramente quanto juridicamente o segurado caso aconteça algum incidente envolvendo poluição que seja de sua responsabilidade.

Seguro de Equipamentos

A presença de máquinas de inha amarela, como empilhadeiras, é comum em operações logísticas. Essas máquinas também podem ser afetadas em incidentes como incêndios e explosões, causando prejuízos para o reparo ou reposição do equipamento, além do dano operacional. Por isso, é importante contar com um Seguro de Riscos de Equipamentos, com cobertura que ampara os danos aos equipamentos resultantes de causas externas, súbitos e imprevistos durante a operação, estadia e translado. Além das coberturas básicas, é possível ainda customizar a apólice de acordo com as características e atividades de cada cliente.

Como gerenciar e minimizar os danos causados em casos de sinistros

São vários os quesitos que devem ser levados em conta quando ocorre um acidente. Estamos falando de danos ambientais e à própria empresa, responsabilidade civil de terceiros e de gestão, entre outros.

Quando pensamos na gestão de riscos, devemos listar tudo o que seria afetado em caso de incidente.

Portanto, é preciso atuar de forma preventiva e fazer uma análise de risco completa. Conheça os riscos da sua operação e os valorize, dimensionando as consequências de incidentes que podem ocorrer, e esteja preparado.

*Todas as coberturas dependem de análise e sempre deve ser levado em consideração as coberturas contratadas, bem como os limites e excludentes das Condições Gerais de cada produto.

Exit mobile version