Por assumir grandes responsabilidades na gestão e administração de empresas de empresas, CEOs e outros administradores estão diante de inúmeras responsabilidades, das quais podem ser legalmente culpados por danos e prejuízos financeiros causados mediante a gestão dessas empresas.
Assim, é cada vez mais comum que os executivos exijam a contratação de proteção adequada para que se possa assumir uma função tão relevante dentro de uma companhia.
Por isso, ter um bom plano para possíveis falhas nesta administração de empresas e contar com o auxílio de um seguro dentro desse planejamento pode ser fundamental para evitar danos futuros.
O papel do CEO da empresa durante a administração de empresas
Quando falamos em responsabilidade civil, o papel do CEO, assim como dos principais administradores e executivos de cada área da empresa, é o de gerenciar e administrar essas empresas de forma que a companhia obtenha o lucro estimado no que tange suas atividades e sempre respeitando as diretrizes da empresa e de seus Órgãos Reguladores e a Lei vigente.
Além disso, também devem realizar o gerenciamento de riscos, que é composto por diversas ações e estratégias preventivas adotadas com o intuito de minimizar os efeitos de eventuais incidentes que podem ocorrer no dia a dia da empresa, com a finalidade preservar o patrimônio da companhia e dos próprios gestores.
Os riscos e desafios dos administradores de empresas
No dia a dia de uma empresa, independentemente de seu porte ou segmento, existem diferentes tipos de riscos dos quais os administradores devem se atentar para proteger o negócio. Veja alguns exemplos:
Riscos legais e de conformidade
Os riscos legais e de conformidade podem ocorrer quando a organização descumpre leis e regulamentos fiscais, correndo o risco de sofrer penalidades graves. Por isso, gestores de empresas devem estar sempre atentos a isso, pois correm o risco de sofrer prejuízos até mesmo em seu patrimônio pessoal.
Riscos de reputação e imagem empresarial
Os riscos de reputação e imagem podem acontecer de diversas maneiras, seja por meio de eventos internos ou externos, que vão desde uma ação da organização ou funcionário que possa prejudicar e manchar a sua reputação no mercado e na mídia, até a divulgação de notícias que afetem negativamente a empresa, como fraudes.
Riscos financeiros
A proteção ao patrimônio de uma empresa está diretamente relacionada com a questão financeira. Por isso, os riscos financeiros merecem a atenção de qualquer gestor. É considerado como risco financeiro toda possibilidade de prejuízo em decorrência de transações financeiras e operações de investimentos.
Por exemplo: quando uma empresa faz um investimento qualquer, sempre existirá o risco de não conseguir o retorno esperado e acabar tendo prejuízo. Por isso, é importante contar com uma proteção para esses riscos financeiros.
Riscos de Responsabilidade Civil
Empresas podem sofrer com riscos antes, durante ou depois da prestação de um serviço ou oferta de um produto. Há leis que obrigam empresas a assumir a responsabilidade por danos causados por seus produtos ou na prestação de serviços a terceiros, o que pode comprometer a continuidade do negócio.
Esse é o conceito de responsabilidade civil, que resumidamente é a obrigação de reparar um dano causado a terceiros.
Riscos cibernéticos e de segurança de dados
Os riscos cibernéticos estão ligados a qualquer tipo de ataque criminoso feito em ambientes virtuais, seja em busca de dinheiro, dados pessoais, ou até mesmo para realizar extorsão virtual (conhecida como ransomware), quando o invasor bloqueia o acesso do usuário aos seus arquivos ou ao dispositivo, exigindo um pagamento online anônimo para que seja restaurado.
Pode-se dizer que os dados são um patrimônio da empresa. Em muitos casos, eles são até mais importantes do que o próprio patrimônio físico da companhia. Por isso, a proteção desses dados é fundamental. Afinal, qualquer tipo de informação, seja financeira ou administrativa, é um alvo potencial do crime cibernético.
Embora a prevenção seja sempre a melhor opção, as organizações devem se preparar para o fato de que é praticamente impossível ter sistemas totalmente seguros. Por mais preparada que a empresa esteja, o risco de uma invasão cibernética sempre vai existir. Por isso, é fundamental ter a proteção de um seguro especializado.
Quais seguros podem proteger os gestores durante a administração de empresas?
Para auxiliar na gestão desses riscos, existem diferentes tipos de seguro que oferecem proteção tanto para a empresa quanto para os seus gestores e administradores.
Conheça abaixo algumas soluções da AIG, referência global em seguros de diferentes segmentos e voltados para empresas de todos os portes:
Seguro de RC Profissional
O Seguro de Responsabilidade Civil Profissional é uma proteção contra perdas e danos devidos a terceiros mediante falhas profissionais. É justamente na reclamação por parte do terceiro por seus prejuízos que está o gatilho para acionar esse seguro, que poderá ser utilizado para proteger o patrimônio financeiro do profissional (caso o segurado seja pessoa física) ou da empresa (caso o segurado seja pessoa jurídica). O seguro pode ser contratado por profissionais das mais diferentes áreas.
Seguro de Riscos Cibernéticos
O Seguro de Riscos Cibernéticos é um protecional adicional às empresas, uma apólice que visa amparar perdas financeiras decorrentes de ataques virtuais maliciosos, ou mesmo de incidentes decorrentes de erros ou negligências causados internamente na companhia, que resultem em vazamento de dados e outros danos ligados ao sigilo da informação.
Esse seguro, que chegou ao Brasil em 2012 pela AIG, traz uma tranquilidade maior para a empresa em caso de incidentes desse tipo.
Seguro D&O
É uma modalidade de seguro que visa garantir a tranquilidade e proteção para executivos e administradores de empresas. Diretores e administradores possuem grandes responsabilidades na administração de empresas, podendo ser responsabilizados por seus atos de gestão. Mundialmente, a lei prevê a responsabilização, civil ou criminal, de diretores e administradores que causaram danos durante a sua gestão na empresa. Porém, a questão é bem mais complexa do que parece e envolve diversos fatores.
Por isso, empresas e executivos devem estar cada vez mais atentos a isso para se proteger de eventuais problemas. Para auxiliar na prevenção desses riscos, existe o Seguro de D&O, garantindo cobertura* dos custos de defesa, acordos e indenizações decorrentes de processos judiciais, administrativos ou arbitrais relacionados a atos de gestão de executivos.
*Todas as coberturas dependem de análise e sempre deve ser levado em consideração as coberturas contratadas, bem como os limites e excludentes das Condições Gerais de cada produto.