Quais são os principais riscos do setor hoteleiro? Veja como se prevenir

Recepcionistas de hotel em uniformes elegantes ao fundo com balcão de mármore em primeiro plano com campainha de mesa.

Administrar um hotel é uma atividade complexa. Com a grande quantidade e rotatividade de pessoas, existem diferentes riscos de incidentes que podem ocorrer durante uma estadia ou evento no local.

Por isso, é importante ter alguns cuidados preventivos básicos, como a manutenção elétrica e predial, inspeções periódicas em toda a estrutura para evitar danos a terceiros, protocolos sanitários, sinalização das áreas molhadas, controle de entrada e saída de hóspedes, entre outros.

Porém, mesmo seguindo todas as normas, imprevistos sempre podem ocorrer. Como parte da gestão de riscos e planejamento de um hotel, é fundamental contar com seguros que ofereçam proteção financeira em caso de incidentes cobertos.

Riscos de acidentes no setor hoteleiro

Na operação de um hotel, são diversos tipos de acidentes que podem ocorrer. Veja alguns exemplos:

Quedas

Acidentes nas dependências do hotel, como quedas de pessoas, estão sempre sujeitos a ocorrer, seja nos quartos, em áreas comuns, e principalmente nas áreas molhadas, como piscina e banheiros.

Acidentes causados pela infraestrutura

Existem também os acidentes causados por falhas na estrutura do hotel. Em casos assim, existe a responsabilidade direta da gestão do local.

Imagine, por exemplo, a queda de um objeto da estrutura do hotel que pode atingir uma pessoa, ou então um hóspede que pule na piscina e ela está em manutenção, vazia e sem sinalização adequada, o que pode causar danos corporais.

Ou seja: uma falha de isolamento e comunicação pode gerar um acidente e, consequentemente, custos com indenizações por parte do hotel.

Incêndios ou explosões

Outro risco presente no dia a dia de um hotel é o de incêndios ou explosões. Por isso, além de estar em dia com toda a manutenção preventiva, é importante o hotel contar com um plano de emergência e evacuação para incidentes deste tipo.

Acidentes causados por fatores ambientais

Um acidente dentro de um hotel também pode ser causado por agentes externos, como fatores ambientais (por exemplo: chuvas, raios, alagamentos, etc.).

Recepcionista de setor hoteleiro atendendo uma ligação com campainha de mesa em primeiro plano no balcão de madeira.

Danos ao patrimônio no setor hoteleiro

Além dos acidentes envolvendo pessoas, no setor hoteleiro também existem os riscos de danos relacionados ao patrimônio. Confira abaixo alguns exemplos:

Danos às bagagens de hóspedes

Durante o manuseio das malas e pertences dos hóspedes, podem ocorrer perdas ou avarias. Por isso, é importante que o hotel conte com uma proteção para esse tipo de risco.

Roubos ou furtos

Um problema relativamente comum em hotéis no mundo todo é o de furtos de objetos pessoais. Para minimizar esses riscos, é importante investir em monitoramento e segurança em toda a área do local.

Danos a veículos no estacionamento do hotel

Quando falamos em danos patrimoniais dos hóspedes e visitantes de um hotel, outro ponto de atenção é com os veículos que ficam estacionados no local (muitas vezes por alguns dias consecutivos). Ter um controle de entrada e saída, câmeras de segurança e registro dos veículos, além de contar com um seguro para cobrir possíveis danos ou roubos, é fundamental.

Riscos Cibernéticos em um hotel

Um tipo de risco que costuma estar muito relacionado com o setor de hotelaria é o de invasões e crimes cibernéticos. Por armazenar muitos dados pessoais, um hotel pode ser alvo de ataques virtuais e, consequentemente, de vazamento de dados, o que pode gerar grandes problemas.

Responsabilidade Civil no setor hoteleiro

Boa parte dos riscos presentes na operação de um hotel estão relacionados com o conceito de responsabilidade civil, que resumidamente é a obrigação de reparar um dano causado a terceiros.

Responsabilidade por serviços prestados

A gestão de um hotel tem responsabilidade por qualquer serviço prestado aos hóspedes e visitantes. Caso alguém tenha um problema de saúde devido a um alimento servido no restaurante, por exemplo, o hotel pode ser responsabilizado e obrigado a arcar com as despesas para ressarcir as despesas pelo dano causado.

Problemas por danos morais, materiais ou corporais

Muitos dos riscos citados anteriormente estão diretamente ligados ao ressarcimento por um dano causado, sejam eles danos materiais, morais ou corporais. Por isso, contar com uma proteção financeira para esses casos é fundamental no planejamento de gestão de riscos de um hotel.

família tocando campainha de recepção em hotel com atendente atrás de balcão sorrindo

Como um seguro pode proteger o seu hotel?

Com uma operação tão complexa, existem diferentes tipos de seguros que podem ser contratados por um hotel. Referência global em seguros, a AIG conta com diferentes produtos para o seu hotel, independentemente do porte da operação. Conheça algumas dessas soluções:

Seguro de Responsabilidade Civil

O Seguro de Responsabilidade Civil da AIG respalda empresas em situações de danos materiais e corporais a terceiros e conta com soluções feitas sob medida para empresas de todos os portes, eventos diversos, prestação de serviços, obras e produtos contaminados.

Seguro Patrimonial

O Seguro Patrimonial tem como principal objetivo garantir a continuidade dos negócios. A AIG oferece, além do seguro básico contra incêndio, explosão e raio, proteção adicional* contra eventos da natureza, como vendaval, alagamento e incêndios florestais. Em paralelo, é possível cobrir também outros riscos importantes, como danos elétricos, falha de maquinário industrial e o lucro cessante ou perda de receita devido à interrupção de negócios.

Seguro de Acidentes Pessoais

O Seguro de Acidentes Pessoais é um produto que tem como objetivo principal garantir uma indenização em casos de acidentes que provoquem, por exemplo, morte ou invalidez do segurado. Ou seja, danos físicos permanentes que incapacitam o indivíduo de continuar exercendo sua atividade profissional.

Seguro de Riscos Cibernéticos

O Seguro de Riscos Cibernéticos é um protecional adicional às empresas, uma apólice que visa amparar perdas financeiras decorrentes de ataques virtuais maliciosos, ou mesmo de incidentes decorrentes de erros ou negligências causados internamente na companhia, que resultem em vazamento de dados e outros danos ligados ao sigilo da informação.

Esse seguro, que chegou ao Brasil em 2012 pela AIG, traz uma tranquilidade maior para a empresa em caso de incidentes desse tipo.

*Todas as coberturas dependem de análise prévia. Consulte as Condições Gerais na íntegra no site da AIG.

Processo SUSEP:

Responsabilidade Civil: 15414.900357/2013-28

Patrimonial: 15414.000119/2009-34

15414.901373/2014-19

15414.901374/2014-63

Acidentes Pessoais Coletivo: 15414.004109/2006-25

Cyber: 15414.901341/2014-13

Exit mobile version