Em se tratando de uma obra civil, seja ela qual for, os riscos envolvidos são vários.E quando se pensa em um incidente, a primeira coisa que vem à mente é o prejuízo ao patrimônio, ou seja, à obra em si.
Porém, são vários os itens aos quais você deve dar atenção, alguns muito mais importantes por envolver vidas. Os riscos em obras podem bater à sua porta e você deve estar preparado sempre antes de iniciar qualquer trabalho.
Quais são os principais riscos que podem afetar a sua obra?
Do ponto de vista da responsabilidade civil, o maior vilão das obras e serviços de construção em geral são os acidentes com empregados. Logo em seguida, podemos apontar os terceiros, vizinhos a elas.
Assim, mesmo com todos os cuidados de segurança e prevenção de acidentes a serem seguidos à risca, como de praxe, é extremamente importante estar preparado para ocorrências dessa natureza.
É preciso enxergar o potencial ‘terceiro’ que está atrelado à obra e conhecer os riscos envolvidos.
Veja alguns dos riscos mais comuns envolvendo obras:
– Morte e invalidez de empregados: ocorre com muita frequência, e o valor das indenizações cresce ano após ano.
– Danos materiais decorrentes de fundações: é um ponto de atenção porque pode gerar prejuízos de alto valor.
– Danos corporais causados a terceiros: pode acontecer em todo tipo de obra, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.
O prejuízo pode atingir inúmeros terceiros, a depender da natureza e proporção do sinistro.
– Perdas financeiras causadas pela interrupção de negócios: imagine o tamanho do seu prejuízo se tiver de paralisar a sua obra ou a do vizinho.
– Danos materiais causados aos vizinhos da obra: qualquer acidente vai lhe fazer dispender mais tempo e recursos para cuidar também do que está no seu entorno.
Como fazer uma análise e gestão de riscos antes de iniciar uma obra?
Gerenciar uma obra é algo complexo e que envolve diversos agentes, como empresas, fornecedores e prestadores de serviço.
Nenhuma operação está isenta de riscos. Mas um bom planejamento antes do início dos trabalhos é fundamental para minimizar as chances de ocorrer um acidente e os prejuízos que ele pode acarretar.
Dentro da gestão de riscos, contar com um seguro específico voltado para obras é outro ponto importante.
A ideia é que, se algo imprevisto afetar o trabalho durante a obra, a proteção do seguro possa compensar o prejuízo e impedir a paralisação das atividades.
Existe algum tipo de seguro que minimize riscos em obras?
A AIG oferece diversos seguros voltados para obras. Confira os principais:
– Seguro Ambiental Obras: um fator que não costuma chamar tanto a atenção na realização de uma obra são os riscos ambientais durante a execução dos trabalhos.
Em uma operação deste tipo, existe um potencial de contaminação de solo, água superficial e subterrânea, e ar, além de danos a recursos naturais, uma vez que as obras podem ocorrer perto de áreas de proteção ambiental, por exemplo, em obras de duplicação de rodovias, além de rios e mares, como obras de dragagem, portuárias, entre outras.
Existe o risco de uma condição de poluição decorrente da manipulação de contaminantes já presentes no local da obra, ou pela introdução de novos agentes no local, devido a vazamentos, acidentes, ou ainda, durante o transporte e/ou descarte de resíduos de obras em locais de terceiros.
Por isso, é importante avaliar a contratação de seguros específicos para situações de poluição ambiental, como o Seguro Ambiental Obras e Prestação de Serviços, que protege as empresas contra reclamações por danos ambientais, pessoais, materiais, ambientais e custos de limpeza (remediação) decorrentes de condições de poluição causadas enquanto trabalham em locais de terceiros, inclusive obras.
O seguro, além de oferecer proteção financeira, garante, por meio de parcerias com empresas especializadas, todo suporte emergencial em caso de incidente, não só na remediação do acidente, mas inclusive na gestão da crise do ponto de vista da comunicação.
– Seguro de Responsabilidade Civil Geral para Obras: empresas ou pessoas são obrigadas, por lei, a reparar danos causados a terceiros, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. Essa premissa é o que chamamos de responsabilidade civil.
Isso se aplica também à construção civil. Assim, durante a execução de uma obra, caso seja causado um dano a um terceiro, sua empresa será responsabilizada e terá de arcar com os custos de reparo do ocorrido.
É nesses casos que a maioria das empresas acaba prejudicada ou encerra de vez os seus negócios, justamente por não ter se precavido contra esse tipo de ocorrência.
Por envolverem grandes montantes, os seguros para obras são fundamentais para proteger uma empresa em caso de incidente.
Dentro do segmento de Responsabilidade Civil existe o seguro específico RC Obras, que oferece ao cliente a possibilidade de contratar um produto de acordo com a sua complexidade, pelo período específico do projeto por exemplo, e caso ocorra algum atraso na execução, prorrogar esse tempo conforme sua necessidade.
– Seguro de Responsabilidade Civil Profissional: o seguro de Responsabilidade Civil Profissional respalda os profissionais envolvidos na obra como, engenheiros, arquitetos e outras pessoas que possam estar supervisionadas ou gerenciadas por eles considerando possíveis erros, falhas ou omissões não somente na elaboração dos projetos (básicos e/ou executivos), mas também no acompanhamento das obras, por exemplo.
A cobertura oferece amparo para cobrir além dos custos de defesa em ações judiciais, indenizações materiais como mão de obra para reparar o dano, lucros cessantes e outros prejuízos que possam ser indenizados.
– Seguro para máquinas e equipamentos: um item de suma importância que deve ser colocado na lista de prioridades em uma obra é o do uso de máquinas e equipamentos. Essenciais em toda a operação, elas muitas vezes sofrem acidentes e a consequente suspensão dos trabalhos.
Para se proteger de prejuízos causados por esse tipo de incidente, existe o seguro de Riscos Diversos para equipamentos, que traz cobertura para danos a máquinas da linha amarela (utilizadas em construções), como retroescavadeiras, tratores, entre outras, resultantes de causas externas acidentais durante a operação ou traslado, como incêndio, choque, colapso, furto qualificado, eventos da natureza, danos elétricos e ainda operações de içamento e próximas da água, assim como em arrendamentos e empréstimos a terceiros e perda ou pagamento de aluguel e despesas com contenção e salvamento.
Saiba mais ouvindo nosso Podcast: “Riscos em construção civil de A a Z – Um bate – Papo sobre os principais seguros para proteger a sua obra”
Quais são as vantagens de contar com um seguro para obras da AIG?
Além de contar com o conhecimento dos especialistas em riscos mais renomados do mercado de seguros, os seguros para obras da AIG oferecem outras vantagens*:
– Customização: apólices personalizadas de acordo com as necessidades do cliente;
– Programa: programa de seguro controlado pelo Segurado (proprietário da obra);
– Apólices: apólices para projetos específicos, ou apólices abertas, amparando todos os projetos ao longo do ano;
– Consultoria: equipe de consultoria e prestação de serviços especializada;
– Suporte Técnico: suporte técnico para corretores e segurados através de equipe especializada.
Portanto, antes da realização de uma obra, é importante conhecer esses seguros e se proteger em caso de qualquer incidente.
*Todas as coberturas dependem de análise e sempre deve ser levado em consideração as coberturas contratadas, bem como os limites e excludentes das Condições Gerais de cada produto.
Leia mais artigos em nosso blog:
- Poluição hídrica: o que é e quais as suas consequências?
- Ação de reparação de danos: entenda o processo