Máquinas de Linha Amarela: Quais os principais riscos durante a operação?

Uma imagem que ilustra máquinas de linha amarela

Conhecida pela cor amarela e por serem equipamentos pesados, a linha amarela é composta por diversas máquinas que auxiliam em processos como construção civil, mineração, armazenagem e terraplanagem.

É um setor importante para a economia brasileira: em 2022, segundo a Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), foram comercializadas cerca de 40 mil máquinas da linha amarela no país, registrando o recorde histórico do segmento.

O que são máquinas da linha amarela?

As máquinas da linha amarela são aquelas que atuam com diferentes atividades, entre elas construção civil, terraplanagem, armazenagem logística, operações de limpeza, entre outras, em diferentes setores econômicos.

Elas possuem componentes que estão sempre sujeitos ao desgaste causado por pedras, asfaltos e demais materiais presentes em operações do tipo. Por isso, a robustez dessas máquinas é necessária, para suportar o impacto e as cargas e demandas diárias.

Uma imagem que ilustra um trator de linha amarela

Por que as máquinas pesadas são pintadas de amarelo?

As máquinas pesadas são pintadas de amarelo para auxiliar na visualização durante sua operação, uma vez que é uma cor mais sensível ao olho humano, facilitando assim a visibilidade, pois até quem está mais distante consegue observar.

Além disso, é necessário muito cuidado para manusear esses equipamentos, sendo fundamental garantir a segurança do operador da máquina e também de terceiros.

Quais são as máquinas de linha amarela mais conhecidas?

As máquinas de linha amarela mais conhecidas são: retroescavadeiras, empilhadeiras, tratores, escavadeiras e motoniveladores. Porém, existem diversos outros modelos no mercado. E, cada vez mais, esses equipamentos têm evoluído com o auxílio de novas tecnologias.

Quais são as vantagens de utilizar máquinas pesadas nas construções?

Utilizar máquinas pesadas nas construções traz muitos benefícios, como o fato de existir equipamentos e máquinas para cada etapa da obra, o que amplia a produtividade e permite otimizar o tempo da entrega final, minimizando também os riscos da operação.

Conheça as funções das máquinas de linha amarela

A linha de máquinas amarelas é completa, existindo equipamentos para cada função e fase da obra. Confira abaixo as principais funções deles em cada segmento:

Construção civil

escavadeira, máquina de linha amarela, retirando terra em construção civil

Sendo essencial para o desenvolvimento das cidades, o processo de construção civil é realizado através de máquinas pesadas, escavadeiras hidráulicas para escavar grandes profundidades, rolos compactadores que auxiliam na compactação do solo e superfície, além das motoniveladoras, que preparam e nivelam o solo, entre outras máquinas.

Agronegócio

Retroescavadeira cavando buraco em campo rural

Muito utilizada no agronegócio, as retroescavadeiras são máquinas grandes e fortes, fundamentais para abrir valas, desassoreamento, transporte de matérias e limpeza de campo.

Terraplanagem

Motoniveladora, máquina de linha amarela, fazendo processo de terraplanagem em sítio de construção

O processo de terraplanagem visa nivelar um terreno, podendo colocar ou remover terra, de maneira a preparar o solo para iniciar a construção conforme o projeto. Para isso são utilizados equipamentos como escavadeira hidráulica, que remove grande quantidade de terra em poucos minutos, ou a motoniveladora, que é responsável por espalhar a terra e nivelar o terreno.

Para o processo de terraplanagem existem diversas outras máquinas da linha amarela que desenvolvem outros processos complementares.

Principais riscos com máquinas de linha amarela

Ao mesmo tempo em que as máquinas da linha amarela se desenvolvem cada vez mais, especialmente na tecnologia embarcada, elas também se tornam um ativo de maior valor.

Por isso, é fundamental que os proprietários desses equipamentos estejam sempre atentos em se proteger dos eventuais incidentes que podem ocorrer e, assim, evitar grandes prejuízos.

Veja abaixo alguns dos principais riscos presentes neste tipo de equipamento:

Danos por acidentes

Independentemente do segmento em questão, operações envolvendo máquinas pesadas estão sempre sujeitas a acidentes, o que pode causar danos no próprio equipamento e também trazer riscos para os terceiros envolvidos.

Problemas elétricos

Assim como qualquer veículo, máquinas de linha amarela também estão sujeitas a problemas elétricos. Em casos assim, além do custo de reparação do equipamento, existe ainda o risco de causar atrasos na obra.

Condições climáticas adversas

Além das possíveis falhas do próprio equipamento, existem também os riscos que podem ser causados por algum agente externo, como chuvas, alagamentos, inundações ou raios. Isso também pode danificar as máquinas e impedir o seu uso.

Incêndios

Um incêndio provocado por algum problema envolvendo uma máquina da linha amarela pode causar graves danos ao patrimônio da própria empresa e dos estabelecimentos no entorno.

dois engenheiros com coletes de proteção laranja conversando sorrindo sobre projeto com escavadeira amarela ao fundo

Como funciona o seguro para equipamentos da Linha Amarela?

A AIG possui o Seguro RD Equipamentos Linha Amarela, que oferece a cobertura* para as máquinas como tratores, escavadeiras e demais equipamentos da linha amarela utilizadas em construções, obras, entre outras atividades, concedendo assistência em ocorrências resultantes de causas externas acidentais durante a operação ou translado.

O Seguro RD Equipamentos Linha Amarela atende quase todos os serviços profissionais, com um produto customizado para cada necessidade.

Para saber mais detalhes sobre o tema, ouça o episódio do Podcast Negócio Seguro AIG Play falando sobre os principais seguros para proteger a sua obra.

 

*Todas as coberturas dependem de análise prévia. Consulte as Condições Gerais na íntegra no site da AIG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Exit mobile version