Em qualquer negócio, um bom planejamento é fundamental para o sucesso. E isso inclui estar preparado para eventuais imprevistos que podem surgir no dia a dia. Para isso, é importante que as empresas tenham um plano de gestão de riscos implantado, periodicamente monitorado e comunicado para toda a organização.
Porém, muitas empresas, independentemente do porte ou segmento, acabam não dando a devida atenção para isso, o que as deixa mais vulneráveis a prejuízos em caso de algum incidente. Por isso, contar com o auxílio de um especialista na hora de fazer esse tipo de planejamento pode ser fundamental para evitar danos futuros.
O que é gestão de riscos?
A gestão de riscos é o conjunto de ações adotadas pela empresa com o objetivo de gerenciar e controlar as possíveis ameaças para o negócio da organização. Isso envolve o planejamento e uso dos recursos humanos e materiais para minimizar os riscos presentes na operação.
A estratégia de gestão de riscos envolve um trabalho preventivo de se antecipar a possíveis situações e considerar a prática como parte dos processos da empresa em seu dia a dia.
A importância da análise de riscos
Dentro deste trabalho de gestão está a análise dos riscos, com a finalidade de mitigá-los e, assim, preservar o patrimônio da companhia.
Confira abaixo alguns aspectos importantes da análise de riscos:
Riscos internos e externos
O primeiro passo é o gestor identificar quais são os riscos presentes no negócio da empresa. Em geral, esses riscos podem ser divididos em duas categorias: internos, ou seja, aqueles que estão dentro da operação da companhia no seu dia a dia; e externos, que são as ameaças que vêm de fora, como a relação com o seu público ou o próprio mercado no qual a empresa está inserida, por exemplo.
Avaliação dos pontos fracos e vulnerabilidades do negócio
A partir da identificação dos riscos, é possível fazer a avaliação de quais são os pontos e fracos e as vulnerabilidades da empresa. Desta forma, os gestores podem tomar melhores decisões com o objetivo de proteger o negócio dessas ameaças.
Tipos de riscos corporativos
No universo corporativo existem diferentes tipos de riscos dos quais as empresas devem se proteger. Veja alguns exemplos:
Riscos financeiros
A proteção ao patrimônio de uma empresa está diretamente relacionada com a questão financeira. Por isso, os riscos financeiros merecem a atenção de qualquer gestor. É considerado como risco financeiro toda possibilidade de prejuízo em decorrência de transações financeiras e operações de investimentos.
Por exemplo: quando uma empresa faz um investimento qualquer, sempre existirá o risco de não conseguir o retorno esperado e acabar tendo prejuízo. Por isso, é importante contar com uma proteção para esses riscos financeiros.
Riscos operacionais
Em geral, o risco operacional é qualquer ameaça que possa alterar ou afetar o padrão de qualidade estabelecido pela organização, como por exemplo falhas internas, seja na estrutura, produtos, insumos, pessoas, entre outros, que podem impactar negativamente na reputação da empresa.
Riscos de reputação
O risco reputacional pode acontecer de diversas maneiras, seja por meio de eventos corporativos internos ou externos, que vão desde uma ação da organização ou funcionário que possa prejudicar e manchar a sua reputação no mercado e na mídia, até a divulgação de notícias que afetem negativamente à empresa, como fraudes.
Riscos legais
O risco legal pode ocorrer quando a organização descumpre leis e regulamentos fiscais, correndo o risco de sofrer penalidades graves. Por isso, gestores de empresas devem estar sempre atentos a isso, pois correm o risco de sofrer prejuízos até mesmo em seu patrimônio pessoal.
Riscos Ambientais
Os riscos ambientais estão diretamente relacionados a possíveis danos que podem ser causados ao meio ambiente, este tipo de dano sempre ocorre pela liberação de substâncias que possam alterar as condições do meio ambiente. Os danos ambientais podem ser relacionados ao solo, subsolo, corpos hídricos e atmosfera.
Como os seguros podem ajudar na gestão de riscos?
Contar com a proteção de um seguro é fundamental para uma gestão de riscos realmente eficiente. Afinal, mesmo com um bom planejamento, as empresas sempre estarão sujeitas a imprevistos que podem prejudicar os negócios.
A AIG é referência global em seguros de diferentes segmentos e voltados para empresas de todos os portes. Conheça abaixo alguns produtos que podem contribuir com a proteção da sua empresa:
Seguro D&O
É uma modalidade de seguro que visa garantir a tranquilidade e proteção para executivos e administradores de empresas. Diretores e administradores possuem grandes responsabilidades na gestão de empresas, podendo ser responsabilizados por seus atos de gestão. Mundialmente, a lei prevê a responsabilização, civil ou criminal, de diretores e administradores que causaram danos durante a sua gestão na empresa. Porém, a questão é bem mais complexa do que parece e envolve diversos fatores.
Por isso, empresas e executivos devem estar cada vez mais atentos a isso para se proteger de eventuais problemas. Para auxiliar na prevenção desses riscos, existe o Seguro D&O, garantindo cobertura* dos custos de defesa, acordos e indenizações decorrentes de processos judiciais, administrativos ou arbitrais relacionados a atos de gestão de executivos.
Seguro de Responsabilidade Civil
O Seguro de Responsabilidade Civil Geral da AIG oferece coberturas contra diversos tipos de prejuízos e danos que uma empresa está sujeita, desde modalidades básicas a seguros combinados, que contemplam o universo de atuação corporativo. Vale para indústrias, escritórios e lojas, entre outros. Entre as principais coberturas estão os danos materiais, corporais, morais e estéticos causados a terceiros, decorrentes de um acidente onde a responsabilidade pode ser atribuída ao segurado.
Seguro Ambiental
O Seguro ambiental AIG oferece coberturas que visam cobrir principalmente os custos relacionados ao processo de descontaminação do meio ambiente. Além disto o produto também cobre o Lucro cessantes de terceiros, custos de defesa e danos pessoais, morais e materiais a terceiros. A AIG fornece produtos que contemplam cobertura para o transporte de cargas, obras e prestações de serviços e instalações fixas.
Seguro Cibernético
O Seguro de Riscos Cibernéticos é um protecional adicional às empresas, uma apólice que visa amparar perdas financeiras decorrentes de ataques virtuais maliciosos, ou mesmo de incidentes decorrentes de erros ou negligências causados internamente na companhia, que resultem em vazamento de dados e outros danos ligados ao sigilo da informação.
Esse seguro, que chegou ao Brasil em 2012 pela AIG, traz uma tranquilidade maior para a empresa em caso de incidentes desse tipo.
*Todas as coberturas dependem de análise e sempre deve ser levado em consideração as coberturas contratadas, bem como os limites e excludentes das Condições Gerais de cada produto.