O que você vai ver nesse artigo:
Nos últimos anos, tem se falado cada vez mais em questões ambientais. Dentro das empresas, temos visto diversas iniciativas ligadas ao conceito do que é ESG (sigla em inglês para Governança Ambiental, Social e Corporativa). Sendo um tema muito discutido do ponto de vista ambiental, principalmente devido ao constante debate em relação às mudanças climáticas práticas de gestão e conscientização ambiental, é importante abordarmos os tipos de poluentes existentes e suas formas de mitigação.
No caso das empresas, a conscientização tem aumentado. A exigência do seguro em diversos tipos de contratos, financiamentos e concessões é uma realidade que tem contribuído para a ampliação desse mercado.
Para se ter uma ideia da evolução do seguro, na última década, de 2011 a 2020, a busca pelo Seguro Ambiental no Brasil aumentou pouco mais de seis vezes, chegando a R$ 125 milhões em prêmios emitidos, segundo a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) – sendo a AIG uma das líderes no segmento.
Mas, antes de falar na proteção e preservação ao meio ambiente, é importante conhecer os diferentes tipos de poluentes e os riscos que ela acarreta.
O que é considerado poluição?
A poluição é a inserção de energia ou substâncias de maneira proposital ou acidental no meio ambiente, causando danos ao seu equilíbrio e aos seres vivos. Atualmente, a poluição é considerada um problema ambiental gravíssimo, que afeta o mundo inteiro.
Quais são os principais tipos de poluentes?
As fontes que causam poluição são chamadas de poluentes. Existem diversos tipos de poluentes. Confira abaixo alguns deles:
Poluição atmosférica
Ocorre pela poluição do ar por partículas sólidas, líquidas e gasosas. Esses poluentes atmosféricos podem ser produzidos artificialmente, através das atividades humanas, ou de fontes naturais. Um exemplo de poluente atmosférico produzido diariamente pelos veículos é o dióxido de carbono.
Poluição da água
Ocorre pela contaminação dos recursos hídricos através de elementos biológicos, físicos e químicos que causam danos e são extremamente prejudiciais aos seres vivos.
A poluição da água afeta diretamente os fluviais, a fauna e a flora. As causas vão desde o vazamento de produtos químicos em rios, mares e lagos, até o descarte irregular de resíduos e efluentes diretamente nesses locais.
Poluição térmica
Consiste no aumento ou diminuição da temperatura das águas naturais, causando impacto direto nos seres vivos desse ecossistema. A principal causa é a refrigeração ou aquecimento de usinas nucleares, centrais elétricas e grandes fábricas, que acabam por liberar vapores e/ou efluentes a altas temperaturas.
Poluição do solo e subsolo
A poluição do solo ocorre pelo contato de resíduos sólidos, líquidos, efluentes e produtos químicos e poluentes com a superfície do solo, podendo penetrar no mesmo e atingir, inclusive, o subsolo e lençol freático.
Por exemplo, os pesticidas, herbicidas e fertilizantes, que são utilizados na agricultura e, a depender da concentração e forma de aplicação, podem penetrar no solo, os aterros sanitários que geram o chorume e que, se não for adequadamente coletado e tratado pode penetrar no solo esgoto direcionado diretamente ao solo, sem tratamento, etc.
Poluição luminosa
Essa poluição se dá pela grande quantidade de luz artificial que é projetada pelas cidades e irradia áreas de maneira inapropriada.
Quais os impactos da poluição no mundo?
A poluição vem causando diversos impactos ao redor do mundo, que vão desde mudanças climáticas, extinção de espécies, destruição da camada de ozônio, agravamento do efeito estufa, chuva ácida, inundações, passivos ambientais críticos, e muitos outros danos que afetam milhares de seres vivos.
Por isso, é muito importante que as pessoas se conscientizem e trabalhem na prevenção aos riscos ambientais.
Como o ser humano pode ajudar a combater a poluição?
São diversas ações que podem auxiliar no combate à poluição, que vão desde o descarte de pilhas e resíduos em lugares corretos, separação dos resíduos recicláveis, usar materiais reutilizáveis, não despejar óleo de cozinha na pia, economizar energia elétrica, reduzir o consumo de água e, quando possível, optar pelo transporte público ou bicicleta ao invés do carro.
Quais são os tipos de seguro ambiental?
A AIG foi a pioneira na oferta do Seguro de Riscos Ambientais no Brasil, no início dos anos 2000. E desde então, o mercado está cada vez mais consciente da importância deste seguro nas agendas corporativas.
A companhia oferece diversos tipos de seguros ambientais que oferecem proteção contra possíveis incidentes em operações comerciais, industriais, transporte, infraestrutura, obras e prestação de serviços.
Confira quais são esses seguros:
Seguro Ambiental Infraestrutura
Voltado ao segmento de infraestrutura, o Seguro Ambiental Infra da AIG oferece coberturas para casos de incidentes e poluição ao meio ambiente abrangendo todas as etapas de obras, operação e manutenção (O&M) em um único produto.
Seguro Ambiental Obras e Prestação de Serviços
Gerenciar exposições em obras pode ser algo complexo. Dentre vários outros, os riscos ambientais neste segmento podem representar prejuízos de grandes proporções.
O Seguro Ambiental Obras AIG protege as empresas contra reclamações por danos ambientais, pessoais, materiais e custos de limpeza (remediação) decorrentes de condições de poluição causadas enquanto trabalham em locais de terceiros, inclusive obras.
Seguro Ambiental Operações Comerciais e Industriais
Falhas e incidentes em instalações como edifícios comerciais e indústrias podem gerar casos de poluição ao meio ambiente. O Seguro Ambiental AIG para Instalações Fixas permite ao segurado esquematizar um programa adequado para os riscos ambientais de suas operações.
Seguro Ambiental de Transporte
Com a maior parte das cargas transportadas pela via rodoviária é um desafio estar à frente do negócio de transportes no Brasil.
A cada vazamento ou tombamento de carga, diversos impactos ambientais podem correr, englobando contaminação do solo, das águas de superfície e lençóis freáticos, entre outros.
O Seguro Ambiental Transportes AIG foi desenvolvido especialmente para riscos relacionados às atividades de transporte de mercadorias e resíduos, oferecendo cobertura para possíveis danos que uma carga, seja ela perigosa ou poluente, possa causar ao meio ambiente.
_