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Em um cenário econômico como o vivido no primeiro semestre de 2020 em todo o mundo, muitos empresários, independentemente do tamanho do negócio, tiveram de recorrer a empréstimos em instituições financeiras para honrar seus compromissos com o pagamento da folha dos funcionários ou manter o fluxo de caixa do negócio. Algumas empresas têm acesso a linhas de crédito com mais facilidade, porém, outras podem estar neste momento com dificuldade de seguir com seus empreendimentos por falta de capital.
Quem certamente está mais tranquilo é quem soube proteger seu fluxo de caixa, contando, por exemplo, com a garantia de um seguro de crédito. “Isso porque, além de garantir a continuidade do negócio contra o não pagamento de dívidas de transações comerciais, o produto assegura a indenização à empresa segurada que não receber os créditos concedidos a seus clientes”, explica André Graupen, gerente de Seguro de Crédito na AIG.
Nesta entrevista concedida ao blog Negócio Seguro AIG, Graupen explica por que, nos últimos anos, os empresários têm se conscientizado, cada vez mais, da importância desse seguro, principalmente em cenários complexos e incertos como o atual.
O que é o seguro de crédito?
André Graupen – É uma ferramenta adicional de mitigação do risco de crédito, ou seja, uma proteção para as empresas caso seus clientes não paguem pela transação comercial. Se o empresário sofrer inadimplência, estará protegido.
Mas não é natural que se contrate um seguro assim?
Todo empresário, quando recorre a um seguro, pensa primeiro em proteger seu patrimônio. É natural. Mas ele não pode esquecer que no balanço da empresa uma das coisas mais importantes é o Contas a Receber, um de seus maiores ativos e onde se encontra o fluxo de caixa. Várias empresas já quebraram justamente pela sua má gestão. O seguro protege o Contas a Receber do segurado, garantindo que a empresa mantenha seu fluxo de caixa estabilizado em casos de volatilidade da economia como a que vivemos.
Há outras vantagens em se ter um seguro como esse?
São vários os benefícios. Além da garantia de fluxo de caixa, também traz menor custo de captação de recursos, porque se houver a necessidade de se buscar um empréstimo, por exemplo, os juros cobrados pelas instituições financeiras serão mais baixos justamente por conta da proteção. As negociações de prazo de pagamento também costumam ser melhores. Toda empresa que faz vendas a prazo corre riscos. Muitas vezes, nem fomenta vendas pelo risco. Com o seguro, ela pode arriscar mais. E até explorar outros mercados, inclusive exportando.
Esse produto é importante para todo tipo de empresa?
Sim, principalmente as que têm vendas mais concentradas. No caso da AIG, seguramos também instituições financeiras. Temos um produto específico para elas.
O seguro de crédito é feito sobre qual base?
Sobre o faturamento segurável, ou seja, é avaliada a expectativa de faturamento, histórico de vendas dos últimos anos, o portifólio de clientes e o limite de crédito que a empresa necessita para eles. Feita a avaliação, valora-se o seguro. É possível fazer o monitoramento do faturamento da empresa mensalmente. Pode-se cobrir o portifólio inteiro ou parte das vendas. Pode-se cobrir uma parte da linha, uma região. Há muitas variáveis. É importante destacar aqui o diferencial da AIG de confiar ao cliente o poder de decisão sobre a cobertura da maior parte do portfólio de clientes. Isso permite ao segurado uma maior gestão financeira do negócio.
Estamos falando sempre de vendas B2B?
O seguro de crédito é sempre voltado às vendas B2B.
Consulte seu corretor e saiba mais sobre o Seguro de Crédito AIG. Veja que investir em um seguro sai mais barato do que arcar com prejuízos no seu Contas a Receber.
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