No mundo corporativo, cada vez mais tem se falado sobre sustentabilidade e, tanto clientes quanto as próprias empresas, valorizam os negócios que buscam preservar o meio ambiente, através de ações que minimizem os impactos ambientais nas operações.
Independentemente do porte ou segmento, praticamente todas as empresas possuem algum tipo de exposição ambiental e podem ser responsabilizadas por eventuais impactos causados. Por isso, é fundamental atuar na prevenção e ter um plano estruturado de gestão de riscos.
O que são impactos ambientais
Segundo a resolução 001/86 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), impacto ambiental é qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas. Ou seja, os impactos ambientais sempre estão relacionados com a ação humana.
Quais são as principais causas de impactos ambientais?
Em geral, os impactos ambientais são causados por diferentes atividades humanas que influenciam diretamente na natureza, como indústria, construção civil, caça, pesca, desmatamento, entre outras, podendo gerar poluição e diversos danos ao ambiente.
Existem impactos ambientais positivos?
Sim. No caso de ações humanas para revitalização e recuperação de áreas degradadas, ou a limpeza de lagos e rios, por exemplo, são situações de um impacto ambiental positivo.
Como uma gestão sustentável pode ajudar a sua empresa?
Qualquer negócio está sujeito a um risco ambiental e é fundamental que as empresas tenham um plano de gerenciamento de riscos implantado, periodicamente monitorado e comunicado para toda a organização.
Estruturar um plano de gestão de riscos ambientais é uma tarefa que exige, de gestores e administradores de qualquer negócio, uma reflexão profunda, que passa desde a presença ou não de produtos contaminantes na operação da empresa, efluentes, emissões atmosféricas, transporte de cargas e gestão de resíduos, até o relacionamento com os stakeholders envolvidos na operação.
É fundamental que as empresas fiquem atentas a responsabilidade ambiental, pois caso ela não respeite as diretrizes relacionadas a preservação do meio ambiente, a mesma pode ser apontada como criminosa por ferir um direito fundamental do brasileiro, segundo a Constituição Federal.
Qual a importância do seguro na prevenção a impactos ambientais?
Além das diversas ferramentas de gestão ambiental, contar com um seguro específico pode ser parte importante de um programa de gestão de riscos para as empresas.
Ter um seguro ambiental não apenas melhora a imagem da empresa para os seus clientes e parceiros, como também resguarda a companhia financeiramente e juridicamente em casos de incidentes ambientais. O seguro ambiental tem o papel de recuperar o meio ambiente, causando um impacto positivo.
A AIG é pioneira no mundo em soluções para riscos ambientais, oferecendo proteção contra possíveis incidentes em operações comerciais, industriais, infraestrutura, transporte, obras e prestação de serviços.
O Seguro Ambiental da AIG abrange desde os custos de limpeza até a investigação e monitoramento do local afetado, trazendo proteção por danos ao meio ambiente e a terceiros*.
Para saber mais sobre o tema, baixe gratuitamente o E-Book da AIG “Guia de avaliação de riscos ambientais para as empresas”.